TPAE
Transmissão de Energia
A Transmissora Porto Alegrense de Energia S.A. (TPAE), é uma sociedade anônima de capital fechado, constituída em 2009, dedicada à transmissão de energia elétrica. Sua operação comercial foi iniciada em 2013, consolidando-se como um ativo estratégico para a Região Metropolitana de Porto Alegre.
Em 2020, a TPAE foi adquirida pela V2i Energia S.A., e passou a integrar o portfólio de ativos do grupo. A CPFL segue como acionista minoritária. A atuação da TPAE contempla a operação de uma linha de transmissão subterrânea em 230 kV, com 11 km de extensão, interligando as subestações Porto Alegre 4 e Porto Alegre 9. Essa infraestrutura é considerada uma das mais relevantes do sistema elétrico da capital gaúcha, especialmente por se tratar de uma linha subterrânea de alta tensão, em área urbana densamente ocupada, com exigência de elevado padrão de engenharia.
Sua função é garantir o abastecimento seguro de energia elétrica para regiões estratégicas da cidade, além de reforçar a confiabilidade, resiliência e estabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN) na Região Metropolitana.
A relevância da TPAE foi evidenciada durante as enchentes de maio de 2024, quando a continuidade de sua operação se mostrou essencial para a manutenção do fornecimento em áreas críticas de Porto Alegre. Esse episódio reforçou o papel estratégico da linha na resiliência e segurança energética local, especialmente em situações de contingência.