
Serra Da Prata
Geração Hídrica
A Energética Serra da Prata S.A. (ESPRA) é uma sociedade anônima de capital fechado, constituída em 2008 com o propósito exclusivo de construir, operar e explorar o Complexo Hidrelétrico Serra da Prata, localizado no estado da Bahia. O complexo é composto por três Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs): Cachoeira da Lixa, Colino I e Colino II.
As usinas entraram em operação ainda em 2008, respectivamente nos municípios de Itamaraju, Vereda e Jucuruçu. Juntas, possuem uma capacidade instalada total de 41,8 MW, sendo 14,8 MW em Cachoeira da Lixa, 11 MW em Colino I e 16 MW em Colino II.
Toda a energia gerada pelo complexo foi contratada no Ambiente de Contratação Regulada (ACR) por meio do PROINFA – Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica, iniciativa que impulsionou a diversificação da matriz energética brasileira.
As PCHs passaram a integrar o portfólio da V2i Energia em junho de 2022. Desde então, a gestão da companhia tem se concentrado na otimização do aproveitamento hidroenergético, no aumento da confiabilidade operacional das usinas e na valorização da mão de obra local, reforçando o compromisso com a eficiência, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional.
